Cirurgia Bypass Gástrico

Cirurgia Bypass Gástrico
 
O procedimento de bypass gástrico é um tipo de cirurgia bariátrica desenhado para reduzir o seu consumo alimentar se você já tentou e não conseguiu perder peso através de dieta e exercício.

Bypass gástrico pode melhorar significativamente a qualidade de vida, não só por causa de uma melhoria na aparência e um aumento na mobilidade, mas também porque pode reduzir o número e severidade dos problemas de saúde que pessoas obesas são propensos a sofrer, tais como diabetes e problemas de circulação e coração. 

É um procedimento complexo realizado sob anestesia geral - você dorme completamente. O tempo da cirurgia é de aproximadamente 1 a 4 horas, seguido por um a sete dias no hospital. Atualmente, duas técnicas estão disponíveis para bypass gástrico:

  • Roux-en-Y (tradicional e laparoscópica)
  • desvio de derivação biliopancreática

Roux-en-Y Gastric Bypass-(tradicional e laparoscópica)

O desvio Roux-en-Y é mais comum e considerado menos complicado do que o desvio de derivação biliopancreática, porque Roux-en-Y não remove porções do estômago.

O desvio Roux-en-Y-gástrico tradicional é realizado através de cirurgia aberta com uma incisão longa.
O Roux-en-Y bypass gástrico também pode ser realizada por laparoscopia. O bypass laparoscópica Roux-en-Y-gástrica utiliza múltiplas incisões menores (em vez de uma longa incisão) - uma ferramenta laparoscópica é inserida, assim oferece um guia visual para o interior do abdómen durante o procedimento.

A laparoscópica Roux-en-Y produz menos cicatrizes e permite-lhe recuperar mais rapidamente do que o desvio Roux-en-Y-gástrica tradicional. Mas a abordagem laparoscópica ainda é nova, por isso a longo prazo os resultados não foram completamente observados.

Bypass de derivação biliopancreática

O bypass derivação biliopancreática é realizado através de cirurgia aberta com uma incisão longa, deixando uma cicatriz permanente. É menos comum e mais complicado do que o desvio Roux-en-Y-gástrico.

Na derivação biliopancreática, porções do estômago são removidas e da derivação. Este procedimento não é amplamente utilizado, porque há mais risco de deficiências nutricionais.

Ambas as técnicas utilizam um desvio

Em ambas as técnicas, uma pequena bolsa do estômago é criado para reduzir a ingestão de alimentos, por grampeamento uma porção do estômago. Em seguida, uma parte em forma de Y do intestino delgado é ligado à bolsa do estômago de modo que o alimento pode ignorar o duodeno.

O contorno do intestino delgado são formadas para diminuir a absorção de nutrientes alimentares. Estas técnicas restringem significativamente a ingestão de alimentos e reduzem a fome para promover a perda de peso saudável.

A maior parte da perda de peso é evidente dentro de um ano, e é geralmente completada até ao final do segundo ano.

Recuperação de bypass gástrico e cuidados posteriores

Após a cirurgia de bypass gástrico, muitos pacientes passam dois a três dias no hospital, ou um ou dois dias para o procedimento laparoscópico. Em média, a maioria das pessoas necessitam de duas a cinco semanas de recuperação antes de retornar às atividades normais.

Por alguns dias seu abdômen ficará inchado e dolorido, e provavelmente você vai sentir desconforto. O seu médico pode receitar medicamentos para ajudar você a gerenciar isso.

Todas as técnicas deixam uma cicatriz permanente, mas normalmente pode ser coberto pela roupa.

Tratamentos pós-operatório geralmente incluem um plano de dieta, exercício físico regular, modificação comportamental, terapia e suplementos vitamínicos. Seu cirurgião pode exigir a utilização de uma nutricionista, um programa de exercícios e, possivelmente, um psicólogo por um período prolongado de tempo para ajudar na sua recuperação. Cirurgia plástica após a perda maciça do peso pode ser necessário para remover o excesso de pele e gordura e criar um perfil do corpo mais bem torneadas. 

Riscos

Cirurgia de bypass gástrico envolve ambos os riscos de curto e longo prazo. Riscos imediatos incluem complicações anestésicas, infecção, obstrução intestinal e vazamento do grampo ou linhas de sutura. Riscos a longo prazo incluem deficiências nutricionais, a recuperação do peso, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e problemas psicológicos.

Preço

No Brasil por volta de R$16.000,00.

Custos

Os custos da cirurgia de bypass gástrico é composto por:

  • Taxas de anestesia
  • A taxa de instalação do hospital
  • A taxa do cirurgião
  • Pré-operatório de laboratório e raios-x
  • Algum período de tempo após a cirurgia para cuidados pós-operatórios (normalmente 90 dias)

Fatores não incluídos no custo de bypass gástrico:

  • Pós-operatório comportamento de exercício, e aconselhamento de dieta, incluindo o custo de vitaminas e suplementos.
  • Cirurgias de contorno corporal adicional para remover o excesso de pele, levante as áreas do corpo flacidez, melhorar os músculos frouxos ou tratar os depósitos de gordura. Procedimentos adicionais podem incluir cirurgia na face, aumento de mamoplastia, mastopexia, abdominoplastia, lipoaspiração, cirurgia de ginecomastia ou cirurgia labioplastia.

O que perguntar ao seu cirurgião bariátrico sobre o custo da cirurgia bypass gástrico

  • Qual é o custo da cirurgia de bypass gástrico?
  • O que o custo inclui? Alguns cirurgiões bariátricos dizem um preço abrangente, enquanto outros vão citar o custo da cirurgia apenas, não levando em conta os testes pré-operatórios ou encargos hospitalares.
  • Será que o meu convênio abrange a totalidade ou parte do processo?
  • O meu convênio cobre eventuais complicações ou operações adicionais após cirurgia de bypass gástrico?
  • Vocês oferecem planos de financiamento para ajudar o paciente com o custo?